Facebook LinkedIn Twitter Youtube
back

4 áreas são destaque no Plano Nacional de IoT

by konker for Articles, Blog
4 áreas são destaque no Plano Nacional de IoT

No mês de outubro foi apresentado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o BNDES, as diretrizes do Plano Nacional de Internet das Coisas, que será concluído até o fim deste ano. Ele detalha as políticas, o plano de ação e as estratégias de implantação das tecnologias que vão conectar dispositivos e equipamentos.

O estudo, que foi produzido por um consórcio formado pela consultoria McKinsey Global Institute, o escritório Pereira Neto Macedo Advogados e o CPqD, reúne mais de 70 iniciativas para direcionar as políticas públicas e ações para Internet das Coisas entre 2018 e 2022 no Brasil.

Neste estudo, foram definidas as áreas que terão o maior foco de investimentos públicos nos próximos anos. São elas:

Agronegócio: Na área rural, destaque para as que aumentam a produtividade e a qualidade da produção rural brasileira com o uso de dados, que, por exemplo, ajudam a monitorar com precisão os ativos biológicos.

Cidades Inteligentes: adoção de soluções de Internet das Coisas em setores como transporte, segurança, aperfeiçoamento dos serviços públicos e gestão dos recursos naturais pode contribuir significativamente para promover a melhora da qualidade de vida da população.

Saúde: Iniciativas que reduzem filas de atendimento, custos de operação e infecção hospitalar, entre outros indicadores.

Indústria: Na área de indústria, a implementação de IoT nas pequenas e médias empresas permite aumentar a produtividade da manufatura local por meio de processos fabris mais eficientes e flexíveis, de integração das cadeias produtivas, e do desenho de produtos e modelos de negócios de maior valor agregado.

Entre as iniciativas, está a mobilização para aprovação, até maio do ano que vem, de projetos de lei necessários para induzir o desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil. E ainda este ano, de reserva de parte do orçamento federal para políticas públicas.

Entre os PLs está a definição de um marco para a privacidade, segurança, proteção e uso de dados pessoais, além do novo modelo de telecomunicações. No que tange o financiamento público, além dos empréstimos do BNDES, há previsão de uso de dinheiro próprio do MCTIC, do Ministério da Saúde, além de estados e municípios.

[:pb]Plataformas IoT são destaque em estudo da Forrester Research[:]
Prev post [:pb]As visões do IoT Experience 3[:]

IoT já é uma abordagem essencial para resolver problemas dos mais diversos tamanhos e criar…

[:pb]Plataformas IoT são destaque em estudo da Forrester Research[:]
Next post [:pb]Plataformas IoT são destaque em estudo da Forrester Research[:]

A Forbes divulgou na semana passada uma matéria baseada no estudo do Forrester Research que prevê…

×

Desenvolvedores

×

×

×

×

×