Facebook LinkedIn Twitter Youtube
back

Qual o impacto da internet das coisas em nossa vida?

by Webmaster Konker Labs for News
Qual o impacto da internet das coisas em nossa vida?

A internet das coisas traz uma grande mudança na forma como fazemos tudo. Levantamos os principais pontos dessa questão para você entender mais sobre o assunto e saber por que deve apostar nessa tendência 

Lembra dos Jetsons? Ainda não temos carros voadores, ou robôs que conversam enquanto passam espanador na casa, mas saiba que a grande revolução da tecnologia e das máquinas usadas em favor da vida humana já começou e tem nome: internet das coisas.

Neste texto, traremos um apanhado geral sobre o tema para você poder entender exatamente a sua importância, e como a internet das coisas, ou IoT (Internet of things, em inglês), vai impactar o seu modo de vida e da sua família de uma forma bastante ampla. A sua empresa, claro, está mais do que inserida nesse bolo, e precisará acompanhar essas transformações.

São diversas sugestões de reportagens e artigos que você pode ler para se aprofundar, entre outras dicas que você encontra aqui para estar sempre antenado e bem informado.

Bem-vindo à era da internet das coisas! Quando falamos em coisas, é literal

São seus eletrodomésticos, sapatos, remédios, seu carro, suas janelas e paredes de casa, roupas – enfim, tudo, todas as suas coisas. Pensando em exemplos simples de como a internet das coisas poderia estar presente na vida de uma pessoa, temos ideias como a de um dispositivo que permita acender e apagar luzes na sua casa de qualquer lugar pelo celular, uma garagem que se abre sozinha ao detectar que o carro está se aproximando, ou ainda portas de casas com reconhecimento facial ou biometria, e por aí vai…

A INTERNET DAS COISAS É UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE LANÇAR NOVOS NEGÓCIOS

 

Com que estamos lidando?

Segundo dados divulgados pelo Gartner, em 2015 o número de dispositivos conectados à internet deve chegar a 4,9 bilhões no mundo todo, um aumento de 30% em relação a 2014. Ainda segundo o Gartner, os investimentos em Internet das Coisas devem chegar a US$ 69 bilhões em 2015 e alcançar quase US$ 300 bilhões em 2020.

O DESAFIO AGORA É ENTRAR NA ERA DA INTERNET DAS COISAS, OU SEJA, COM PESSOAS E COISAS CONECTADAS À INTERNET

 

 

Quer exemplos reais?

Já é possível encontrar no mercado empresas que estão trabalhando em seus próprios sistemas de internet das coisas, utilizando esses sistemas para melhorar suas operações internas, ou desenvolvendo e testando produtos com sistemas de IoT

A Samsung, por exemplo, já lançou geladeiras inteligentes com tela LCD capazes de reproduzir a tela do smartphone do usuário no refrigerador. Com isso, o usuário pode reproduzir vídeos e músicas, consultar a previsão do tempo e até mesmo fazer compras online enquanto verifica na geladeira os itens que precisam ser comprados. O refrigerador traz ainda um aplicativo chamado Epicurious, que permite a consulta de receitas online.

A Nike e a Apple desenvolveram um sensor – que já está disponível no site da Apple -, para ser colocado embaixo da palmilha do tênis. Usando o smartphone ou Ipod, o corredor pode definir a distância que pretende correr, quantas calorias deseja perder, o seu trajeto e até mesmo uma lista de músicas para ouvir durante o seu exercício. Ao finalizar esta atividade, todas as informações são enviadas automaticamente para um site, onde é possível acompanhar o histórico de corridas, a  evolução e até dividir resultados com outros corredores conectados.

Quer saber mais? Podemos ajudar você!

 

×

Desenvolvedores

×

×

×

×

×