Facebook LinkedIn Twitter Youtube
back

Internet das Coisas e sua contribuição com o meio ambiente

by konker for Blog
Internet das Coisas e sua contribuição com o meio ambiente

Acompanhamos diariamente em revistas, jornais e na internet a rápida evolução do mercado de IoT (Internet of Things). Porém, mesmo com essa velocidade de inovações tecnológicas, não podemos deixar de lado o cuidado com o meio ambiente. Pensando nisso, diversas empresas começaram a criar e investir em soluções conectadas que contribuem com a preservação ambiental. Neste texto, você conhecerá algumas desses dispositivos, que estão sendo desenvolvidos em vários países com o objetivo de prevenir e gerar o menor impacto ao meio ambiente, confira:

  1. Floating Sensor Network (Universidade de Berkeley – California) – sistema que pode ser implantado em rios e integrado à infraestrutura de monitoramento de água, por meio de celulares, GPS e sensores de temperatura e salinidade. Pode, ainda, ser rapidamente ativado em caso de imprevistos, como inundações, contaminação e outras condições nos cursos de água.
  2. Invisible Tracck – é um dispositivo sem fio que está sendo usado em programas-piloto para ajudar a combater o desmatamento ilegal na Amazônia (Brasil). Os equipamentos funcionam com bateria e ficam instalados em determinadas árvores. No momento em que elas são derrubadas e estão em trânsito, os sensores enviam alertas com coordenadas de localização para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente para que eles possam tomar as medidas necessárias.
  3. O Assessment of Landslides using Acoustic Real-time Monitoring Systems (ALARMS) – micro sensores acústicos e integrados com capacidade de rede sem fio para fornecer avisos de instabilidade em terrenos inclinados. Os sensores ficam instalados permanentemente e transmitem uma mensagem de texto em tempo real quando a atividade acústica do solo atingir um limite pré-definido. Os alarmes utilizam um tubo de aço que conduz os sinais para fora do solo. Esse tubo é colocado num furo no solo que é preenchido com a areia ou cascalho. A areia e o cascalho produzem mais energia quando o solo muda o seu entorno e isso facilita a detecção do sinal. Assim, logo que é percebido um movimento do terreno que possa ser comprometedor, um alerta é enviado às comunidades para que elas possam se prevenir e sair do local antes que um evento pior possa ocorrer.
  4. Sintelur – é um pequeno sensor capaz de determinar a quantidade de lixo em um container. Os dados captados são enviados a uma central de monitoramento que, baseado nas informações de quantidade de lixo e localização por GPS, traça estratégias de recolhimento do lixo pela cidade. O sistema ainda oferece a determinação de rotas otimizadas para a coleta do lixo, diminuindo o gasto de combustível e custos em geral, além da diminuição da emissão de gases poluentes provenientes dos caminhões de lixo.

SINTELUR-e1435243394107

A Konker quer colaborar com o seu negócio e diminuir os prejuízos ao meio ambiente. Está precisando de ajuda para elaborar a sua solução? Entre em contato conosco!

[:pb]Konker no portal StartSe[:]
Prev post [:pb]Conheça as áreas de negócio que utilizam a Internet das Coisas[:en]Get to know business areas using the Internet of Things[:]

Como você leu nos posts anteriores, é a Internet das Coisas (IoT) que permite que…

[:pb]Konker no portal StartSe[:]
Next post [:pb]Konker no portal StartSe[:]

A Konker é um dos destaques do portal StartSe, principal referência do mercado de startups…

×

Desenvolvedores

×

×

×

×

×