Facebook LinkedIn Twitter Youtube
back

Principais destaques do Smart City Expo Curitiba 2019

by konker for Articles, Blog
Principais destaques do Smart City Expo Curitiba 2019

No dia 21 de março foi aberto no Expo Barigui, o Smart City Expo Curitiba 2019. O evento contou com 85 palestrantes nacionais e internacionais, que trataram de temas como mobilidade, governança, planejamento urbano, tendências, desafios, entre outros. Autoridades, como prefeitos, governador e vice-governador, estavam presentes no evento e destacaram a importância dos gestores pensarem em cidades inteligentes e iniciativas de inovação urbana.

Quatro temáticas principais foram desenvolvidas no evento: tecnologia para cidades; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejamento de cidades inovadoras e inclusivas. O evento foi organizado pela iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão.

IMG-20190321-WA0022
Segundo o ranking Connected Smart Cities 2018, a capital paranaense conquistou o 1° lugar no Ranking Geral, 2º em Empreendedorismo e Urbanismo, 3º em Tecnologia e Inovação e 1º lugar em Governança. Não é a toa que Curitiba, próximo de seu aniversário (dia 29 de março) promove um evento tão importante e mostra o que tem de melhor no que se refere a cidades inteligentes. O prefeito Rafael Greca destacou programas e serviços importantes da cidade, como bibliotecas com espaço maker, laboratórios do Google para treinamento dos professores, aplicativos para o cidadão (Saúde Já, Fala Curitiba, 156, e outros), programa de capacitação para startups, FabLab público (em vias de inauguração), laboratórios de robótica em escolas municipais, etc. Greca ressaltou a importância da cidade se preocupar com questões que aproximem o cidadão, como ruas interativas com prédios e monumentos identificados com QR Codes, internet pública gratuita, hortas urbanas, entre outras, e fazer com que a cidade seja cada vez mais inteligente e conectada. 

O congresso contou com a presença de palestrantes importantes e autoridades envolvidas com tecnologias, estudos e movimentos sobre a cidades inteligentes e digitais. Prefeitos e representantes das cidades de Curitiba, Aparecida de Goiânia, Campina Grande, Palma, Salvador, Joinville, Guarulhos, São José dos Campos, Foz do Iguaçú, Jundiaí, Teresina, Juazeiro do Norte, Porto Alegre, Florianópolis e Campinas estiveram presentes. Os prefeitos comentaram sobre as iniciativas em suas respectivas cidades e relataram as experiências e dificuldades encontradas em cada uma delas.  A troca de experiências entre os prefeitos e empresários demonstraram um avanço destas prefeituras em desenvolver soluções e serviços que facilitem a vida do cidadão e que torne a vida destes mais agradável e produtiva.

Representantes de cidades estrangeiras também estiveram no evento, contribuindo com as experiências adquiridas em suas cidades. Houveram apresentações de representantes, professores e pesquisadores de cidades como Las Condes (Chile), Buenos Aires e Rosário (Argentina), San José (Costa Rica), Seattle, Washington DC, Albuquerque, Houston, San Francisco e Albany (Estados Unidos), Guayaquil e Quito (Equador), Medelin (Colombia), Toronto (Canadá) e Barcelona (Espanha).

IMG-20190321-WA0024

O Smart City Expo Curitiba 2019 contou ainda com a presença de diversas empresas como Copel, Sanepar, Huawei, Planet, Teletex, Renault, Mastercard, Grin, Banco do Brasil e outras. A Renault apresentou alguns de seus carros elétricos como o Zoe e o Twizy e presenciou a assinatura do projeto de lei proposto pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos. Segundo o governador, a ideia é diminuir cada vez mais o preço dos veículos elétricos e torná-los mais acessíveis à população. A COPEL (Companhia Paranaense de Energia) apresentou um projeto de smart grid em que tornou a cidade Ipiranga, no Paraná, como a primeira cidade do Brasil a ser 100% coberta por tecnologia de redes elétricas inteligentes. A SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná) apresentou seus laboratórios de projetos pilotos e seu ecossistema de P&D e Inovação, além de iniciativas envolvendo a publicação de artigos e o compartilhamento de conhecimento. Em uma apresentação contagiante, a Hyperloop, uma empresa de tecnologia em transporte, apresentou seu projeto que promete trazer a velocidade do avião para solo, que reduzirá o tempo de viagem que antes eram horas em minutos.

Ana Clara Fonseca, diretora da Garimpo Soluções, frisou que a automação poupará apenas trabalhos inteligentes, criativos e sociais. Segundo a palestrante, é preciso aproveitar as diversidades existentes em cada cidade e atuar em problemas complexos, como, por exemplo, os resíduos sólidos. Além disso, é importante que o gestor público proporcione aos cidadãos experiências únicas. Cristina Alessi, da Agência de Desenvolvimento de Curitiba, apresentou o Vale do Pinhão, um movimento de Curitiba para promover ações de Cidades Inteligentes. Segundo Alessi, o Vale do Pinhão é uma articuladora de inovação que conecta várias áreas e atua em frentes como educação, reurbanização, fomento/fiscal, integração e tecnologia. O ecossistema de inovação proposto pelo Vale do Pinhão é composto por todos atores que objetivam o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa & desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos, a sociedade, etc.

IMG_20190322_100248708

Dos vários assuntos tratados no congresso se destacaram os que tratavam de políticas públicas para cidades inteligentes e inclusivas, inovações em mobilidade urbana, pagamento e tributação inteligente, smart communities, uso de blockchain para segurança em serviços e cidades focadas no cidadão. O termo “ecossistema em inovação” também esteve presente no congresso e refere-se ao relacionamento entre sistemas organizacionais, econômicos ambientais, de inovação colaboração e empreendedorismo para o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias.

“O Smart City Expo Curitiba 2019 trouxe novas perspectivas e expôs desejos e desafios para as cidades que pretendem modernizar-se. É reconfortante saber que as cidades estão evoluindo e sendo mais focadas no cidadão. Foi um evento revitalizante que mostrou a todos os presentes um belo e promissor futuro para as cidades. Um futuro que está cada vez mais próximo, visível e palpável”.


 

avatarAutor:
Ricardo Antunes Barbosa
Mestre em Tecnologia é membro da equipe do Projeto SmartCampus Unicamp. Tem experiência na área de análise e desenvolvimento de sistemas para a web e modelagem de banco de dados relacionais com ênfase em sistemas acadêmicos e administrativos. Suas áreas de interesse são: tópicos em engenharia de softwares, metodologia ágeis, banco de dados, mineração de dados e texto, inteligência artificial, IoT e Robótica.”

[:pb]Plataforma Konker no SBRC 2019[:]
Prev post [:pb]Espresso, a nova versão da Plataforma Konker IoT[:en] Espresso, the new version of the Konker IoT Platform[:]

Que tal um cafezinho para conferir a nova versão da Plataforma Konker? Gerencie o acesso…

[:pb]Plataforma Konker no SBRC 2019[:]
Next post [:pb]Plataforma Konker no SBRC 2019[:]

Entre os dias 06 e 10 de maio aconteceu o SBRC - Simpósio Brasileiro de…

×

Desenvolvedores

×

×

×

×

×