Facebook LinkedIn Twitter Youtube
back

Principais destaques do Smart City Expo Curitiba 2019

by konker for Articles, Blog Leave a comment
Principais destaques do Smart City Expo Curitiba 2019

No dia 21 de março foi aberto no Expo Barigui, o Smart City Expo Curitiba 2019. O evento contou com 85 palestrantes nacionais e internacionais, que trataram de temas como mobilidade, governança, planejamento urbano, tendências, desafios, entre outros. Autoridades, como prefeitos, governador e vice-governador, estavam presentes no evento e destacaram a importância dos gestores pensarem em cidades inteligentes e iniciativas de inovação urbana.

Quatro temáticas principais foram desenvolvidas no evento: tecnologia para cidades; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejamento de cidades inovadoras e inclusivas. O evento foi organizado pela iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão.

IMG-20190321-WA0022
Segundo o ranking Connected Smart Cities 2018, a capital paranaense conquistou o 1° lugar no Ranking Geral, 2º em Empreendedorismo e Urbanismo, 3º em Tecnologia e Inovação e 1º lugar em Governança. Não é a toa que Curitiba, próximo de seu aniversário (dia 29 de março) promove um evento tão importante e mostra o que tem de melhor no que se refere a cidades inteligentes. O prefeito Rafael Greca destacou programas e serviços importantes da cidade, como bibliotecas com espaço maker, laboratórios do Google para treinamento dos professores, aplicativos para o cidadão (Saúde Já, Fala Curitiba, 156, e outros), programa de capacitação para startups, FabLab público (em vias de inauguração), laboratórios de robótica em escolas municipais, etc. Greca ressaltou a importância da cidade se preocupar com questões que aproximem o cidadão, como ruas interativas com prédios e monumentos identificados com QR Codes, internet pública gratuita, hortas urbanas, entre outras, e fazer com que a cidade seja cada vez mais inteligente e conectada. 

O congresso contou com a presença de palestrantes importantes e autoridades envolvidas com tecnologias, estudos e movimentos sobre a cidades inteligentes e digitais. Prefeitos e representantes das cidades de Curitiba, Aparecida de Goiânia, Campina Grande, Palma, Salvador, Joinville, Guarulhos, São José dos Campos, Foz do Iguaçú, Jundiaí, Teresina, Juazeiro do Norte, Porto Alegre, Florianópolis e Campinas estiveram presentes. Os prefeitos comentaram sobre as iniciativas em suas respectivas cidades e relataram as experiências e dificuldades encontradas em cada uma delas.  A troca de experiências entre os prefeitos e empresários demonstraram um avanço destas prefeituras em desenvolver soluções e serviços que facilitem a vida do cidadão e que torne a vida destes mais agradável e produtiva.

Representantes de cidades estrangeiras também estiveram no evento, contribuindo com as experiências adquiridas em suas cidades. Houveram apresentações de representantes, professores e pesquisadores de cidades como Las Condes (Chile), Buenos Aires e Rosário (Argentina), San José (Costa Rica), Seattle, Washington DC, Albuquerque, Houston, San Francisco e Albany (Estados Unidos), Guayaquil e Quito (Equador), Medelin (Colombia), Toronto (Canadá) e Barcelona (Espanha).

IMG-20190321-WA0024

O Smart City Expo Curitiba 2019 contou ainda com a presença de diversas empresas como Copel, Sanepar, Huawei, Planet, Teletex, Renault, Mastercard, Grin, Banco do Brasil e outras. A Renault apresentou alguns de seus carros elétricos como o Zoe e o Twizy e presenciou a assinatura do projeto de lei proposto pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos. Segundo o governador, a ideia é diminuir cada vez mais o preço dos veículos elétricos e torná-los mais acessíveis à população. A COPEL (Companhia Paranaense de Energia) apresentou um projeto de smart grid em que tornou a cidade Ipiranga, no Paraná, como a primeira cidade do Brasil a ser 100% coberta por tecnologia de redes elétricas inteligentes. A SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná) apresentou seus laboratórios de projetos pilotos e seu ecossistema de P&D e Inovação, além de iniciativas envolvendo a publicação de artigos e o compartilhamento de conhecimento. Em uma apresentação contagiante, a Hyperloop, uma empresa de tecnologia em transporte, apresentou seu projeto que promete trazer a velocidade do avião para solo, que reduzirá o tempo de viagem que antes eram horas em minutos.

Ana Clara Fonseca, diretora da Garimpo Soluções, frisou que a automação poupará apenas trabalhos inteligentes, criativos e sociais. Segundo a palestrante, é preciso aproveitar as diversidades existentes em cada cidade e atuar em problemas complexos, como, por exemplo, os resíduos sólidos. Além disso, é importante que o gestor público proporcione aos cidadãos experiências únicas. Cristina Alessi, da Agência de Desenvolvimento de Curitiba, apresentou o Vale do Pinhão, um movimento de Curitiba para promover ações de Cidades Inteligentes. Segundo Alessi, o Vale do Pinhão é uma articuladora de inovação que conecta várias áreas e atua em frentes como educação, reurbanização, fomento/fiscal, integração e tecnologia. O ecossistema de inovação proposto pelo Vale do Pinhão é composto por todos atores que objetivam o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa & desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos, a sociedade, etc.

IMG_20190322_100248708

Dos vários assuntos tratados no congresso se destacaram os que tratavam de políticas públicas para cidades inteligentes e inclusivas, inovações em mobilidade urbana, pagamento e tributação inteligente, smart communities, uso de blockchain para segurança em serviços e cidades focadas no cidadão. O termo “ecossistema em inovação” também esteve presente no congresso e refere-se ao relacionamento entre sistemas organizacionais, econômicos ambientais, de inovação colaboração e empreendedorismo para o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias.

“O Smart City Expo Curitiba 2019 trouxe novas perspectivas e expôs desejos e desafios para as cidades que pretendem modernizar-se. É reconfortante saber que as cidades estão evoluindo e sendo mais focadas no cidadão. Foi um evento revitalizante que mostrou a todos os presentes um belo e promissor futuro para as cidades. Um futuro que está cada vez mais próximo, visível e palpável”.


 

avatarAutor:
Ricardo Antunes Barbosa
Mestre em Tecnologia é membro da equipe do Projeto SmartCampus Unicamp. Tem experiência na área de análise e desenvolvimento de sistemas para a web e modelagem de banco de dados relacionais com ênfase em sistemas acadêmicos e administrativos. Suas áreas de interesse são: tópicos em engenharia de softwares, metodologia ágeis, banco de dados, mineração de dados e texto, inteligência artificial, IoT e Robótica.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!

[:pb]Plataforma Konker no SBRC 2019[:]
Prev post [:pb]Espresso, a nova versão da Plataforma Konker IoT[:en] Espresso, the new version of the Konker IoT Platform[:]
Leave a comment

Que tal um cafezinho para conferir a nova versão da Plataforma Konker? Gerencie o acesso…

[:pb]Plataforma Konker no SBRC 2019[:]
Next post [:pb]Plataforma Konker no SBRC 2019[:]
Leave a comment

Entre os dias 06 e 10 de maio aconteceu o SBRC - Simpósio Brasileiro de…

×

Desenvolvedores

×

×

×

×

×