Facebook LinkedIn Twitter Youtube
back

A trilha de IoT na QCon SP 2018

by konker for Blog, News Leave a comment
A trilha de IoT na QCon SP 2018

“Os desafios ainda são muito grandes, mas IoT está amadurecendo e já é possível ter bons resultados” é a lição aprendida na trilha de Internet das Coisas da QCon Brasil, que foi organizada pelo CTO da Konker Wellington Mariusso. O evento, que aconteceu em SP dos dia 09 a 11 de maio, reuniu os principais profissionais de TI do país e homenageou em suas tracks mulheres importante da história da computação.

A trilha de IoT, na sala Hedy Lamarr, abriu com o Jorge Maia, da CrazyTechLabs contando um pouco sobre sua experiência de aplicação de IoT no varejo.  Ele mostrou que nem sempre o que vemos em feiras e eventos funcionam como planejado quando a solução vai pra campo. Em um exemplo de reconhecimento de imagem em uma loja, existem desafios como consumo de bateria, queima de componentes, a desconfiança das pessoas sobre os dados delas sendo coletados e armazenados. Além disso, analisar imagens não é um processo simples: ele depende de questões como iluminação e ângulo da imagem, dificultando muitas vezes o reconhecimento de padrões pelo sistema. A boa notícia é que apesar das dificuldades em campo, isso resulta em um grande aprendizado que viabiliza produtos que realmente funcionam.

O Leonardo Lima, da V2COM trouxe sua experiência com a Eclipse Foundation na indústria e mostrou as dificuldades de se construir uma solução IoT, já que ela depende de muitos fatores. Sendo assim, muitos projetos falham porque as equipes tentam fazer tudo do zero e tomar decisões sem o devido embasamento. Desta forma, fazer parte de uma comunidade faz todo o sentido do mundo – tanto pensando em reuso de componentes já existentes quanto direcionamento. A equipe deve ser focada em atender as necessidades de negócio, pensar na escalabilidade de dispositivos e dados, estar preparada para a grande variedade de hardware e protocolos de dados que surgem e as falhas que podem acontecer no meio do caminho. Por isso soluções open source são tão importantes, uma vez que a experiência dos projetos, mesmo em áreas diferentes, vai ajudar a trilhar o seu caminho.

A tarde começou com o Marcelo Junqueira, da CI&T falando sobre a utilização do IoT Hub no Digital Workplace. Hoje, um dos maiores desafios dos facilities de grandes empresas é otimizar e reduzir o desperdício no ambiente corporativo e ele apresentou uma solução de reserva de salas de reunião. Tanto o hardware quanto a aplicação foram desenvolvidos por eles no contexto do projeto e o IoT Hub foi usado como a camada de comunicação entre essas frentes.

O Hébert de Oliveira trouxe sua experiência da empresa alemã tadoº GmbH , que atua na área de aquecimento residencial. Com muito tempo de desenvolvimento, ele mostrou como se preocupar com o ambiente em que o produto é aplicado é de suma importância, bem como a forma em que o usuário irá interagir com ele, fisicamente. Pensar no design é essencial para evitar problemas e erros que causem insatisfação das pessoas. É importante também pensar que, quando se produz um produto em larga escala, é necessário que se tenha controle do processo e produção, para que mudanças necessárias sejam feitas e que fazer testes dos mais variados tipos no sistema é fundamental para evitar uma catástrofe na casa do usuário.

O Wellington Messias, da BottomUp Telemetry, trouxe a experiência de construir uma solução 100% brasileira para compras recorrente, na criação do Superbotão da Supergasbras. O desafio era grande, pois ele precisava ser de fácil uso e trazer benefícios para revenda, cliente e distribuidora, além de ter um altíssimo rendimento e baixo custo. O produto levou alguns anos para ser construído e um dos principais desafios enfrentado por eles foi em relação a propagação da rede na casa das pessoas, que geralmente é ruim na cozinha e é onde fica o hardware da solução. A escolha pelo wi-fi, apesar de limitantes como troca de senha e alcance de antena, tem um custo menor de produção, transmissão e energia, além de ser mais confiável e ter fácil configuração.

Pra encerrar a trilha, o Pedro Bittencourt, da GreenAnt, trouxe os desafios de se criar uma solução para medir o consumo de energia elétrica, uma vez que a construção desse tipo de dispositivo possui várias regulamentações e dificuldades. Conexão da antena para comunicação com a rede de comunicação de dados, alto preço de componentes e importação foram alguns dos desafios no desenvolvimento do hardware, que levou vários anos para chegar ao que é hoje. Além disso, um outro desafio foi lidar com a enorme quantidade de dados que eram coletados, a cada 1s. Para isso, eles optaram por utilizar soluções já existentes no mercado para compor o ecossistema do produto, que já são reconhecidas e economizam tempo de desenvolvimento e riscos no controle de todos os dados que chegam na nuvem e são processados pelo sistema.

No segundo dia do evento se discutiu a combinação do mundo físico e digital e como isso tem impacto na nossa vida. O keynote da Rebecca Parsons, da ThoughtWorks,  trouxe a reflexão de como as interações estão cada vez mais imersivas, trazendo para o tempo real a simulação de problemas complexos por meio do digital. Não há limites definidos para isso, então precisamos entender as implicações das métricas que usamos e as consequências de nossas decisões, pensando nas questões éticas e os propósitos disso. Aliás, ética em machine learning foi um tema discutido pela Katharine Jarmul em sua talk, falando sobre como os datasets não são inclusivos e como isso ajuda a propagar resultados que causam injustiças e desigualdade sociais. Desta forma, é fundamental que a comunidade contribua com criar melhores datasets e que evite usar os não inclusivos para melhorar este cenário.

IMG_5523

IMG_5507

IMG_1907IMG_5538IMG_5528IMG_5536IMG_5509IMG_2005

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!

[:pb]Destaques do IoT World Santa Clara[:]
Prev post [:pb]Três pontos chaves do IoT Brasil Summit 2018[:]
Leave a comment

Na semana do IoT, aconteceu também via webinar a 2ª edição do IoT Summit Brasil.…

[:pb]Destaques do IoT World Santa Clara[:]
Next post [:pb]Destaques do IoT World Santa Clara[:]
Leave a comment

Na semana passada estivemos no IOT World, em Santa Clara, EUA. O evento é de…

×

Desenvolvedores

×

×

×

×

×